Holding Familiar não é uma empresa!

Tempo de leitura: 4 minutos

Tenho visto muita gente falando atualmente sobre holding familiar e em cada dez vídeos que eu vejo nove classificam holding familiar como empresa.

Nesse artigo eu vou te mostrar porque eu digo que holding familiar não é uma empresa.

Se você tem pensado ultimamente em uma maneira de proteger seu patrimônio contra qualquer problema que você possa vir a ter em seus negócios, sua vida pessoal, ou simplesmente pensa em fazer a sua sucessão em vida para deixar a sua família amparada na sua falta me acompanha aqui que eu vou te mostrar uma excelente opção para fazer isso.

Para eu poder começar a falar para você o que é uma holding familiar, primeiro eu preciso te explicar o que é uma holding e onde ela surgiu.

Em primeiro lugar, Holding e Holding Familiar são coisas diferentes, uma se encaixa na outra, e acho até que por isso, a grosso modo, algumas pessoas pensam ser a mesma coisa.

Holding como o próprio termo demonstra não foi criada no Brasil, foi trazida para o nosso ordenamento jurídico através da Lei 6.404/76, a lei das SA’s, que em seu artigo segundo, parágrafo terceiro criou a figura da empresa não operacional, uma empresa que não tem obrigação de exercer uma atividade econômica, cujo objeto social seja apenas controlar outras empresas, ou ter participação no capital social dessas empresas.

A palavra Holding vem do verbo em inglês to hold que significa segurar, controlar, deter, e é exatamente isso que esse tipo de empresa faz, ela detém cotas de outras empresas e as controla.

A Holding sozinha, sem a palavra Familiar é sim, um tipo societário, uma empresa.

Já a Holding Familiar NÃO é uma empresa e sim um SISTEMA, guarda bem essa palavra, um SISTEMA, no qual utilizamos o tipo societário denominado de Holding, ou seja, uma empresa não operacional, que não exerce atividade econômica, para funcionar como um cofre, viabilizando a montagem de toda a estrutura do planejamento sucessório ou modelo de proteção patrimonial de uma família.

E porque que eu digo que holding familiar não é uma empresa e sim um sistema?

Porque dependendo do patrimônio de uma determinada família ou da intenção que o titular da família tenha com relação ao seu planejamento sucessório ou modelo de proteção patrimonial eu posso utilizar apenas uma ou mais de uma célula empresarial para montar esse planejamento.

Normalmente para famílias que não tenham uma quantidade grande de patrimônio, que não exerçam nenhuma atividade econômica, como algum tipo de comércio, e que queiram tão somente fazer a sua sucessão em vida, ou seja, apenas doar o patrimônio para seus herdeiros em vida, para evitar os gastos absurdos e problemas que um inventário gera, uma única célula empresarial basta.

Agora se o volume patrimonial dessa família é grande e além disso a família tenha negócios ou mesmo pratique atividades imobiliárias, como por exemplo, a locação de seus próprios móveis, uma única célula empresarial já não seria o bastante para obter o máximo em benefícios fiscais e tributários que o sistema de holding familiar pode promover.

Entendeu agora porque que eu digo que holding familiar não é uma empresa?

Se você tem interesse em saber tudo sobre holding familiar e você está lendo esse artigo se inscreve na minha lista ou me segue nas redes sociais para receber um aviso sempre que um novo artigo for postado.

Estou começando a postar aqui uma série de artigos explicando tudo que você precisa saber sobre holding familiar desde o que significa uma Holding Familiar, porque você deve ter uma, como criar, como funciona, seu desenvolvimento, o que colocar na holding, quanto custa manter uma, enfim tudo o que você precisar saber para tomar a sua decisão.

Se você estiver realmente interessado pode fazer ainda melhor, pode colocar aqui nos comentários o que você gostaria de saber sobre Holding Familiar, ou que dúvida você gostaria de ver respondida aqui no meu site.

Se você chegou até aqui meu muito obrigado!

Se gostou do artigo curte, comenta, compartilha com alguém que tem interesse no assunto e não se esquece de se inscrever na minha lista para receber o aviso dos próximos artigos que vêm por aí.

Um grande abraço!

E até próximo artigo!

5/5 - (1 vote)

Comentários